MENSAGEM

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

NOTICIAS

NOTICIAS
lsdrosa

Depto de Educação - Rede Municipal de Ensino

Antônio Rodrigues da Silva - Prefeito Municipal

Lucilene Santos da Rosa - Diretora Municipal de Educação
Sandra T. de Jesus P. Silveira-Pedagoga e Supervisão Escolar
Carlos Eduardo da Silva - Pedagogo
Márcia de Fátima Alves - Secretária
Evelyn Danielli de A.Silva - Nutricionista

Coordenadores:

Ernane A. da Silva - E.M. Manoel Rodrigues Machado
Kedimiler Maria da Silva - E. M. Ambrosina Maria de Jesus
Rosangela Maria de A.Almeida - E.M.Benedito Caetano de Faria

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Funcionários da Educação se Aposentam.

- Tereza de Melo Souza, professora de Lingua Portuguesa e Lingua Estrangeira da Escola Municipal Benedito Caetano de Faria.
- Rosa Castilho Dias Flauzino, Auxiliar de Serviço Escolar da Escola Manoel Rodrigues.
- Jair Flauzino, Motorista da Educação.

    A vocês queridos amigos que estão encerrando com brilhantismo e demonstração de grande capacidade. A aposentadoria é mais que merecida, e nós seus colegas só temos que apresentar os parabéns, vocês foram brilhantes no desempenho de suas funções e devem gozar de merecido descanso, pois na ativa, exerceram suas funções com desenvoltura e capacidade.
     Todos que trabalham na educação, estão ligados diretamente ao  fato de transmitir conhecimento e também aprender com os alunos. 

Lu Rosa
Depto de Educação 

segunda-feira, 11 de julho de 2011

OLHA O ARRAIAL MUNICIPAL.....

Estes meses que transcorrem é de muita Festa Junina, é o tempo das danças na roça, fogueira, bailes, quadrilhas e as comemorações tradicionais do dia de São João, Santo Antônio. E as Escolas levantaram a poeira organizando suas Festas Juninas. De acordo com o Departamento de Educação, é importante que as escolas promovam as festas juninas tendo como principal finalidade a ludicidade e por ser  uma festa tipicamente brasileira que devemos conservar a tradição. Agradecemos a parceria e empenho de todos na colaboração deste evento que ocorreu nas Escolas: Benedito Caetano de Faria, Manoel Rodrigues Machado e a Ambrosina Maria de Jesus.

Alunos da Escola Benedito Caetano de Faria, do Bairro
Fernandes

Alunos da Escola Manoel Rodrigues machado, localizada
no Centro de Tocos do Moji.



A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA ESCOLA.

     Hoje o país vive uma realidade na qual a educação infelizmente não se encontra em primeiro lugar para a população. A comcepção de educação na atualidade já é bem diferente de alguns anos atrás, o processo de melhora caminha em passos lentos para atingir uma educação de qualidade para "todos". É nessa perspectiva que todo profissional da educação deve trabalhar, sempre com o objetivo de atingir o melhor resultado, focando no aprendizado do educando o processo e buscando formas, meios, o conhecimento e novas práticas para que o melhor atinja a todos, sem exceção, com isso se constata a importância da pesquisa na educação.
Segundo Amaral, fazer educação é sobretudo, fazer escolhas, fazer opções: educar é pela própria natureza uma seleção de valores; e para isso a necessidade de pesquisa, da busca por novos olhares e de percepções.
     A pesquisa elimina o conceito de educação dominadora/tradicional, ela abre espaço para argumentação, levantamento de hipóteses, questionamentos, efim, a pesquisa é um meio muito rico de construirmos conhecimento.
     Entende-se como pesquisa a busca de novas idéias, palavras, pensamentos, atitudes, ver mais além, ver com outros olhos, uma busca para solucionar problemas e situações que ocorrem em sala de aula.
    A educação sendo um processo contínuo, deve procurar conhecimento no interior de cada ser e olhar por todos os ângulos, pois o real das coisas não pode ser captado pelo senso comum, sem questionamentos, aceitando só um tipo de resposta.
    A pesquisa envolve todos os contéudos contribuindo na construção de uma aprendizagem significativa, criando uma oportunidade de autoconhecimento, auto aprendizagem, reflexão, expressão e crescimento pessoal.
    A pesquisa na escola assim como na Psicopedagogia é de grande importância, pois ela é a soma de várias interpretações e reflexões sobre determinado assunto, é o que completa, que questiona e resolve, mesmo que não se consiga definir nada como certo e absoluto já que vivemos em um meio de constantes mudanças.
    A pesquisa não pode ser vista como mera ocupação para o educando, pois forma pessoas curiosas acerca do que se passa no mundo, assim por meio dessa busca o conhecimento será construído pelo próprio educando.
    Aprende-se com a pesquisa a ser um adulto crítico e sensato, sendo ela de grande importância na escola e na Psicopedagogia, pois através dos questionamentos, das indagações, inovações e do conhecimento que ela traz, confirma-se que a pesquisa é um processo de formação, de aperfeiçoamento da prática.
    Conclui-se que a pesquisa parte de quando adquire-se a noção de "falta", e através dela parte-se para a ação, à procura de supri-la e assim o processo de aprendizagem se concretiza de forma significativa.
(Michelli Eliane Andrade)
Chefe de Divisão de Ensino e Supervisão Escolar

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
AMARAL, Ana Lúcia in Caderno do Professor CERP/SEE - MG - nº 6, Agosto de 2.000. Belo Horizonte.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA 2011

            O Programa Escola Ativa ressalta de uma forma marcante o valor das Escolas do Campo. O I Módulo: Metodologia do Programa Escola Ativa, repassado para as três escolas que aderiram o PEA no Município de Tocos do Moji/MG foi realizado com êxito e produziu grande satisfação em todos os envolvidos.
Podemos assegurar que a implantação do Programa Escola Ativa em nosso Município obteve 100% de aceitação por todos os comprometidos com a educação do campo, sendo estes os pais, educandos, professores e direção.
As classes multisseriadas nos desafiam a repensar a escola, suas disciplinas, séries/anos, conteúdos e avaliações. Neste sentido, este Programa se apresenta como mais um passo no avanço histórico de construção de uma proposta para classes multisseriadas, que certamente não termina por aqui e é responsabilidade de todos. (Projeto Base/Escola Ativa, p. 07)
                        O repasse do I Módulo do Curso de Formação de Educadores e Educadoras do Programa Escola Ativa foi organizado através de um cronograma semanal, onde os professores tiveram tranqüilidade em relação ao tempo, pois este foi suficiente para realização de todas as atividades propostas, atingindo todos os objetivos.
As reuniões apresentaram um ótimo desenvolvimento, as professoras gostaram muito do material e os estudos foram organizados de forma dinâmica, onde cada professor teve a liberdade para levantar questões, dúvidas e soluções.
Considerando que o Programa veio para ressaltar o valor da Escola do Campo trabalhando com classes multisseriadas, todas se comprometeram a buscar meios para que este seja implantado e consolidado em nosso município com sucesso.
Neste primeiro momento os desafios passaram despercebidos diante de tantas possibilidades, tanto as professoras quanto os educandos e seus pais mostraram-se encantados e entusiasmados com o programa.
Ressaltando que valorizar a comunidade, a cultura, a situação sócio econômica de cada bairro e de cada família fez com que se sentissem motivados a participar dessa construção e implantação do programa com qualidade em nosso município.
Constatando assim que o Programa Escola Ativa já é uma conquista consolidada neste momento.
Todos comprometidos com a Educação do Campo para atingirmos cada educando e cada família com um ensino de qualidade.


Michelli Eliane Andrade / Coordenadora do Programa Escola Ativa
 e Supervisora Pedagógica da Rede Municipal de Tocos do Moji












Pesquisar este blog