MENSAGEM

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

NOTICIAS

NOTICIAS
lsdrosa

Depto de Educação - Rede Municipal de Ensino

Antônio Rodrigues da Silva - Prefeito Municipal

Lucilene Santos da Rosa - Diretora Municipal de Educação
Sandra T. de Jesus P. Silveira-Pedagoga e Supervisão Escolar
Carlos Eduardo da Silva - Pedagogo
Márcia de Fátima Alves - Secretária
Evelyn Danielli de A.Silva - Nutricionista

Coordenadores:

Ernane A. da Silva - E.M. Manoel Rodrigues Machado
Kedimiler Maria da Silva - E. M. Ambrosina Maria de Jesus
Rosangela Maria de A.Almeida - E.M.Benedito Caetano de Faria

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFESSORES - ANOS FINAIS

"INCLUSÃO"

          A professora Ana Carla Maciel que nos abrilhantou com sua discursiva fez com que  refletíssemos sobre as questões de uma escola de qualidade para todos, incluindo alunos e professores, através da perspectiva socio-cultural significa que nós temos de considerar, dentre outros fatores, a visão ideológica de realidade construída sócio e culturalmente por aqueles que são responsáveis pela educação.

Educar indivíduos em segregadas salas de educacão especial significa negar-lhes o acesso à formas ricas e estimulante de socialização e aprendizagem que somente acontecem na sala de aula regular devido a diversidade presente neste ambiente. A pedagogia de inclusão baseia-se em dois importantes argumentos. Primeiramente, inclusão mostrou-se ser benefícial para a educação de todos os alunos independente de suas habilidades ou dificuldades. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos, revelaram que crianças em demanda por serviços especiais de atendimento apresentaram um progresso acadêmico e social maior que outras crianças com as mesmas necessidades de serviços especiais mas educadas em salas de aula segregadas (Snell, 1996; Downing, 1996; Hunt, et.al., 1994). Isso pode justificar-se pela diversidade de pessoas e metodologias educacionais existentes em sala de aula regulares, pela interação social com crianças sem diagnóstico de necessidade especial, pela possibilidade de construir ativamente conhecimentos, e pela aceitação social e o consequente aumento da auto-estima das crianças identificadas com "necessidades especiais".

O segundo argumento baseia-se em conceitos éticos de direito do cidadão. Escolas são contruídas para promover educação para todos, portanto todos os indivíduos tem o direito de participação como membro ativo da sociedade na qual estas escolas estão inseridas. Todas as crianças tem direito à uma educação de qualidade onde suas necessidades individuais possam ser atendidas e aonde elas possam desenvolver-se em um ambiente enriquecedor e estimulante do seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.


O Departamento de Educação

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Prefeito entrega camisetas para alunos da Rede Municipal

   
 A primeira escola visitada foi a Manoel Rodrigues Machado, onde o Prefeito Antônio Rosário Pereira juntamente com o Diretor de Departamento Carlos Eduardo da Silva e a Chefe de Divisão de Ensino e Supervisão Escolar Michelli Eliane Andrade realizaram a entrega das camisetas aos alunos que ingressaram na Educação Infantil e os matriculados por transferências.
 
  Em cada escola, E.M. Ambrosina Maria de Jesus, E.M. Benedito Caetano de Faria, E.M. José Luiz Brandão, E.M. Francisco Ribeiro de Anchieta e E.M. Presidente Kennedy,  os coordenadores e professores falaram e agradeceram ao Prefeito, por mais este ato que demonstra a sua preocupação com a comunidade escolar como um todo.

Alunos do Pré I da Professora Suélem
Escola Manoel Rodrigues Machado

Alunos do Pré I da Professora Sirlene
Escola Manoel Rodrigues


Alunos do Pré I da Professora Maria Leonice
Escola Benedito Caetano de Faria
Alunos do Pré I da Professora Edilene
Escola Ambrosina Maria de Jesus

Alunos do Pré II  da Professora Lucilene
Escola Ambrosina Maria de Jesus
 



sexta-feira, 9 de setembro de 2011

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Professores assistindo atentos a palestra... 
No sábado (03/09), na Escola Manoel Rodrigues, recebemos a Professora Janaina Cristina Guidi Pereira que ministrou a Oficina de Contação de Histórias, curso oferecido pela Fundação Aprender, que através do Departamento de Educação está proporcionando aos nossos professores da Rede Municipal Cursos de formação Continuada.
Professora Janaina ministrando o curso..
Durante todo dia de sábado, os participantes puderam mergulhar no mundo encantado da narrativa oral, aprendendo e colocando em prática os segredos dessa arte que pode ser uma porta de entrada para o processo de ensino-aprendizagem.
Professores atentos a palestra.

Apresentação de Teatro de Marionetes "Sítio do Pica Pau Amarelo".
                   
Professora Nilcelene narrando uma historia.


Grupo de professoras apresentando uma Historia sobre o Ovo...
Aqui uma apresentação com cartazes usando a casinha de marionete, foi show..
Que legal... estão apresentando a Historia de Dona Baratinha, com
uso do avental e bonecos dedáos.




Professora Liliane apresentando uma historia.



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

3º Fórum de Educação - Campus Inconfidentes



"Formação de Professores: os desafios do trabalho educativo."
Com a proposta promover discussões sobre os desafios do trabalho educativo em suas diferentes perspectivas, culturais, políticas, históricas, sociais e ambientais, deu início, nesse último dia 18 de Agosto, nas dependências do Campus Inconfidente, a 3ª edição do Fórum de Educação, Formação de professores: os desafios do trabalho educativo, promovido pelo Grupo de Estudos sobre Formação de Professores do IFSULDEMINAS.
De acordo com a programação, iniciaram-se os trabalhos com a abertura solene. Estavam compostos na mesa solene o representante do Reitor do IFSULDEMINAS, o Pró-Reitor de Ensino, Marcelo Simão da Rosa, o Diretor-Geral do Campus Inconfidentes, professor Ademir José Pereira, a representante a prefeita de Inconfidentes, a Secretária de Educação, professora Vera Lúcia Machado Alves, a Representante do Grupo de estudos e organizadora do evento, professora Cristiane Cordeiro de Camargo e o Presidente da Câmara, senhor José Aparecido Tavares.
Professora Cristiane, em sua fala de abertura, destacou a importância da realização do 3º Fórum de Educação como o fortalecimento de um espaço de discussão e indignação em relação às políticas públicas para a formação de professores e também em relação à educação no Brasil. 
O conferencista da noite, professor Paolo Nosella, discursou a proposta de debate, em torno da temática “O trabalho como princípio educativo e princípio pedagógico”. Apresentou-nos uma interessante discussão sobre as relação entre educação e trabalho, enfatizando a necessidade de compreendermos o trabalho como um princípio educativo e pedagógico que nos humaniza.
O evento conta com a participação efetiva de 350 pessoas, entre elas Lu Rosa do Depto de Educação e Maria Francisca da Silva ambas funcionárias da Prefeitura Municipal de Tocos do Moji, e também a presença de gestores, professores, estudantes de graduação, pós-graduação, e, ao final, os participantes contribuíram com a participação no debate enriquecendo essa proposta de discussão coletiva sobre a educação.
               Coral Infantil Casa da Criança (Jacutinga)
               com a Regente Silvana Adami.

Pesquisar este blog