MENSAGEM

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

NOTICIAS

NOTICIAS
lsdrosa

Depto de Educação - Rede Municipal de Ensino

Antônio Rodrigues da Silva - Prefeito Municipal

Lucilene Santos da Rosa - Diretora Municipal de Educação
Sandra T. de Jesus P. Silveira-Pedagoga e Supervisão Escolar
Carlos Eduardo da Silva - Pedagogo
Márcia de Fátima Alves - Secretária
Evelyn Danielli de A.Silva - Nutricionista

Coordenadores:

Ernane A. da Silva - E.M. Manoel Rodrigues Machado
Kedimiler Maria da Silva - E. M. Ambrosina Maria de Jesus
Rosangela Maria de A.Almeida - E.M.Benedito Caetano de Faria

segunda-feira, 4 de julho de 2011

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA 2011

            O Programa Escola Ativa ressalta de uma forma marcante o valor das Escolas do Campo. O I Módulo: Metodologia do Programa Escola Ativa, repassado para as três escolas que aderiram o PEA no Município de Tocos do Moji/MG foi realizado com êxito e produziu grande satisfação em todos os envolvidos.
Podemos assegurar que a implantação do Programa Escola Ativa em nosso Município obteve 100% de aceitação por todos os comprometidos com a educação do campo, sendo estes os pais, educandos, professores e direção.
As classes multisseriadas nos desafiam a repensar a escola, suas disciplinas, séries/anos, conteúdos e avaliações. Neste sentido, este Programa se apresenta como mais um passo no avanço histórico de construção de uma proposta para classes multisseriadas, que certamente não termina por aqui e é responsabilidade de todos. (Projeto Base/Escola Ativa, p. 07)
                        O repasse do I Módulo do Curso de Formação de Educadores e Educadoras do Programa Escola Ativa foi organizado através de um cronograma semanal, onde os professores tiveram tranqüilidade em relação ao tempo, pois este foi suficiente para realização de todas as atividades propostas, atingindo todos os objetivos.
As reuniões apresentaram um ótimo desenvolvimento, as professoras gostaram muito do material e os estudos foram organizados de forma dinâmica, onde cada professor teve a liberdade para levantar questões, dúvidas e soluções.
Considerando que o Programa veio para ressaltar o valor da Escola do Campo trabalhando com classes multisseriadas, todas se comprometeram a buscar meios para que este seja implantado e consolidado em nosso município com sucesso.
Neste primeiro momento os desafios passaram despercebidos diante de tantas possibilidades, tanto as professoras quanto os educandos e seus pais mostraram-se encantados e entusiasmados com o programa.
Ressaltando que valorizar a comunidade, a cultura, a situação sócio econômica de cada bairro e de cada família fez com que se sentissem motivados a participar dessa construção e implantação do programa com qualidade em nosso município.
Constatando assim que o Programa Escola Ativa já é uma conquista consolidada neste momento.
Todos comprometidos com a Educação do Campo para atingirmos cada educando e cada família com um ensino de qualidade.


Michelli Eliane Andrade / Coordenadora do Programa Escola Ativa
 e Supervisora Pedagógica da Rede Municipal de Tocos do Moji












Pesquisar este blog