MENSAGEM

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

NOTICIAS

NOTICIAS
lsdrosa

Depto de Educação - Rede Municipal de Ensino

Antônio Rodrigues da Silva - Prefeito Municipal

Lucilene Santos da Rosa - Diretora Municipal de Educação
Sandra T. de Jesus P. Silveira-Pedagoga e Supervisão Escolar
Carlos Eduardo da Silva - Pedagogo
Márcia de Fátima Alves - Secretária
Evelyn Danielli de A.Silva - Nutricionista

Coordenadores:

Ernane A. da Silva - E.M. Manoel Rodrigues Machado
Kedimiler Maria da Silva - E. M. Ambrosina Maria de Jesus
Rosangela Maria de A.Almeida - E.M.Benedito Caetano de Faria

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Escolas do Município de Tocos do Moji fazem apresentação de Projetos Escolares.







A criança ao entrar na escola é inserida num contexto formador e informador, muitas vezes permeado pelas datas comemorativas. Assim, o Depto de Educação, vem desenvolvendo Projetos que possibilitam aos educandos desenvolverem diferentes competências, a escola transforma-se num espaço vivo de interações, com múltiplas dimensões. Nesse novo entendimento, aprender deixa de ser memorizar e, ensinar é muito mais que transmitir conteúdos aleatórios.


Diretora Lu Rosa e Alunas da Escola Ambrosina


Para a Diretora Municipal de Educação Lu Rosa, ao trabalharmos projetos nas escolas, percebemos que, tanto o ensino quanto a aprendizagem adquirem novo significado. Todos os membros da instituição tornam-se atores desse processo, parceiros nessa empreitada, na qual o Educador cria situações reais de aprendizagem a partir do meio em que o Educando está inserido. 
Professores do Fund II

 



 

 

 

Alunos da EJA



 

 

 

 

 

Turma da Escola Ambrosina


 

 


Alunos da Escola Benedito Caetano
 

 

 

 

 




O Departamento Municipal de Educação de Tocos do Moji participou do VII Seminário de Educação Inclusiva, Direito a Diversidade em Poços de Caldas/MG.


A Diretora Municipal de Educação Lu Rosa e a professora Nilcelene A. Alves Silva, estiveram presente no VII Seminário de Educação Inclusiva, Direito a Diversidade, promovido pela Secretária de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC) e a Prefeitura de Poços de Caldas.
O evento ocorreu no período de 17 a 21 de Março, no Espaço Cultural da Urca, onde a Diretora e a professora, ambas formadas em psicopedagogia, acompanharam todas as palestras, os debates e as oficinas, espaços que proporcionaram a troca de experiências entre vários municípios.


Segundo a Diretora Lu Rosa, apesar de pequeno número de alunos com necessidades especiais de aprendizagem na rede municipal de ensino, a participação foi bastante significativa, o que fortalece a ideia de se criar salas de recursos para auxiliarem as escolas e professores no trabalho com os alunos que tenham de alguma forma necessidades educativas especiais, para que esse aluno desenvolva o sentido e o aprendizado se consolide.


 

 

 

 

 

 









OFICINAS

A participação nas oficinas nos possibilitou as trocas pedagógicas, conhecer as vivências em outros espaços e ter conhecimento de outras realidades. 
          






As oficinas utilizaram de metodologia voltada para uma ação criativa, diversa e valendo-se de diferentes saberes explorando este campo de maneira diversa e prazerosa. Como também muitas informações sobre ações, tarefas, receitas, dicas de coisas que nos ajudem a trilhar caminhos e multiplicar o saber para estes educandos. 
Foi gratificante para nós enquanto educadores poder participar deste seminário e nos tornarmos multiplicadores dos novos caminhos do aprendizado, disse a psicopedagoga Nilcelene Alves Silva.     






 
 

 



 













Pesquisar este blog