Com muito entusiasmo estamos reiniciando, nesta segunda-feira (1º), as atividades escolares programadas para o segundo semestre de 2011.
Esperamos que este retorno seja pautado pelo desejo de se construir em Tocos do Moji uma educação qualificada e acolhedora. Temos absoluta certeza, de que juntos, poderemos construir uma escola que produza conhecimento, forme cidadãos e promova felicidade, elementos indispensáveis para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária.
O Departamento de Educação tem como incentivo a busca de formatos que evidenciem o reconhecimento do trabalho e o estímulo à atuação dos profissionais de todos os setores do Governo Municipal, especialmente no campo da educação, campo este, repleto de desafios, e é isso que estamos fazendo, demonstrando de maneira inequívoca que o reconhecimento é um ingrediente indispensável para a plenitude individual e para a conquista dos resultados coletivos.
Reconhecimento é dar condições necessárias tanto de pessoal como material. Neste campo avançamos muito, o Depto de Educação recompôs o quadro de professores, investiu, e continua investindo no sentido de proporcionar as condições necessárias para que nossas escolas tenham dignidade e contemporaneidade que nossas crianças e jovens por direito merecem.
Mas não é só isso, o Depto de Educação está trabalhando diuturnamente na elaboração, no desenvolvimento e na avaliação de uma proposta educacional que possa estabelecer uma nova conexão entre nossas escolas, para que elas não sejam mais consideradas como ilhas isoladas, mas sim integrantes de um sistema onde os currículos sejam compatíveis e, onde os padrões educacionais sejam cada vez mais qualificados.
Um verdadeiro mutirão que tem se constituído em um trabalho de co-responsabilidade entre toda a Rede Municipal de Educação na qual a grande missão é o estabelecimento em Tocos do Moji de uma dinâmica de flexibilidade do aprender a pensar, do aprender a ser, do aprender a conviver em um espírito de socialização dos conhecimentos e oportunidades que a tornem definitivamente uma Cidade Educadora.