MENSAGEM

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

NOTICIAS

NOTICIAS
lsdrosa

Depto de Educação - Rede Municipal de Ensino

Antônio Rodrigues da Silva - Prefeito Municipal

Lucilene Santos da Rosa - Diretora Municipal de Educação
Sandra T. de Jesus P. Silveira-Pedagoga e Supervisão Escolar
Carlos Eduardo da Silva - Pedagogo
Márcia de Fátima Alves - Secretária
Evelyn Danielli de A.Silva - Nutricionista

Coordenadores:

Ernane A. da Silva - E.M. Manoel Rodrigues Machado
Kedimiler Maria da Silva - E. M. Ambrosina Maria de Jesus
Rosangela Maria de A.Almeida - E.M.Benedito Caetano de Faria

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Projeto Leitura

Escolas Municipais da Prefeitura de Tocos do Moji recebem baús com livros destinados a Educação Infantil.


 As Escolas Municipais receberam baús com diversas obras destinadas ao público da Educação Infantil, de escritores e editoras reconhecidas no cenário literário pela qualidade de seus materiais.


A Prefeitura através do Departamento de Educação adquiriu com recurso próprio, duas bibliotecas para educação infantil com 606 volumes, os livros foram divididos em 06 baús de leitura, um para cada escola municipal.  Os baús foram decorados com pinturas inspiradas em Romero Britto, trabalho feito por membros do próprio departamento de Educação.

O Projeto “Baú de Leitura”, que abrange todas as escolas da rede municipal de ensino, busca incentivar o gosto pela leitura nas crianças, fazendo com que os livros tornem-se rotina para os pequenos alunos.

Para a Diretora Municipal Lu Rosa, o Projeto Baú de Leitura é de grande importância, pois contribui positivamente nas ações que estimulam e orientam os alunos, ampliando o conhecimento de diferentes gêneros textuais e sem duvida nenhuma solidificando o hábito da leitura.

 

 


 


Projeto Educacional

PROJETO “RESGATANDO VALORES” CONTINUA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TOCOS DO MOJI.


O Departamento Municipal de Educação de Tocos do Moji dando continuidade ao Projeto “Resgatando Valores” realizado durante o ano letivo de 2013, no qual nossos alunos se envolveram e aprenderam sobre “Valores Humanos” na teoria e na pratica, o que contribuiu positivamente no processo de ensino-aprendizagem como também na vivência social.

Enfatizando a importância da continuidade deste Projeto, e tendo em vista a indigência em
valores humanos existente em grande parcela da nossa sociedade e a importância da escola na formação dos cidadãos, neste ano de 2014 adotamos o Projeto “CINCO MINUTOS DE VALORES HUMANOS PARA A ESCOLA”, este projeto é de um grupo informal de Fortaleza-CE que, com aulas de apenas cinco minutos, a serem ministradas diariamente, de preferência no início de cada turno escolar.


Para a Diretora Municipal Lu Rosa, projetos como estes que visam à capacidade de reflexão dos nossos alunos, merecem todo o nosso respeito, parabéns a toda equipe pela iniciativa. Aqui em Tocos do Moji zelamos pela qualidade da educação e em prover aos nossos alunos conteúdos que serão indispensáveis não apenas durante o período em que frequentam a escola, mas por toda a sua vida.

Programa
Inteiramente GRATUITO
Oferta de um grupo de educadores do Ceará - Brasil
Por se tratar de um Projeto Social, sem fins lucrativos, o conteúdo das aulas pode ser "baixado" por todos os interessados, a partir
 deste site.

Olimpíadas de Matemática

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TOCOS DO MOJI NOVAMENTE SE DESTACAM NA OBMEP.


Os alunos da Rede Municipal de Educação de Tocos do Moji novamente se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. No resultado da 9º edição da OBMEP em 2013 a E. M. Ambrosina Maria de Jesus no Distrito do Sertão da Bernardina, o aluno Adalberto Aparecido da Silva do 9º ano ganhou medalha de bronze, os alunos Gian Carlos Dias ( 7º ano); Gian Maycon de Souza ( 7º ano); Marcos Luiz de Moraes ( 7º ano); Izac Victor da Silva (8º ano) e Fabiana Carolaine Mariano (9º ano) e a E. M. Benedito Caetano de Faria no Distrito dos Fernandes os alunos Matheus da Guia Pereira (6º ano); Vanessa Domingos de Faria (7º ano) e Julia Gabriela da Silva (9º ano) receberão Menção Honrosa pelo excelente desempenho na avaliação.


O Município de Tocos do Moji, através do Prefeito Municipal Sr. Antonio Rodrigues da Silva e da Diretora Municipal de Educação Lu Rosa parabenizam os alunos, bem como seus professores Sra. Andréa Márcia Rosa da Silva da escola Ambrosina e Sra. Deise Honoria Borges e seus pais por representarem nosso município e confirmarem os bons indicadores da rede de ensino de Tocos do Moji.

“É extraordinário esse resultado. É importante parabenizar nossos alunos, seus professores e seus pais. Parabenizo também as escolas, que criaram um ambiente adequado para o bom desempenho desses estudantes, bem como a nossa satisfação em ver nosso Município entre os vinte melhores”, destaca a Diretora Municipal Lu Rosa.


Veja lista dos vinte melhores municípios:
1) Dores do Turvo (MG) -  35 pontos - 4.462 habitantes (*)
2) Cocal dos Alves (PI) - 32 pontos - 5.572 habitantes
3) Cachoeira de Minas (MG) - 29 pontos - 11.034 habitantes
4) Coronel Xavier Chaves (MG) - 26 pontos - 3.301 habitantes
5) Carvalhos (MG) - 26 pontos - 4.556 habitantes
6) Coimbra (MG) - 24 pontos - 7.054 habitantes
7) Conceição dos Ouros (MG) - 24 pontos - 10.388 habitantes
8) Três Arroios (RS) - 23 pontos - 2.855 habitantes
9) Santo Antônio do Rio Abaixo (MG) - 22 pontos - 1.777 habitantes
10) Pimenta (MG) - 22 pontos - 8.236 habitantes
11) Tocos do Moji (MG) - 22 pontos - 3.950 habitantes
12) Juruaia (MG) - 21 pontos - 9.238 habitantes
13) Senador Firmino (MG) - 20,9 pontos - 7.230 habitantes
14) Selbach (RS) - 20,7 pontos - 4.929 habitantes
15) Capitólio (MG) - 20,5 pontos - 8.183 habitantes
16) Tupandi (RS) - 19,6 pontos - 3.924 habitantes
17) São Bonifácio (SC) - 19,5 pontos - 3.008 habitantes
18) Mato Leitão (RS) -  19,1 pontos - 3.865 habitantes
19) Japaraíba (MG) - 3.939 habitantes
20) Senhora de Oliveira (MG) - 5.683 habitantes
(*) segundo o IBGE

Livros Didáticos 2014

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RECEBEM APOSTILAS E LIVROS DIDÁTICOS.


Os Alunos da Rede Municipal de Educação de Tocos do Moji receberam as apostilas da Educação Infantil I e II para o ano letivo de 2014 “De Olho no Futuro” (Linguagem, Matemática e Natureza-Sociedade), como também o Livro de Alfabetização “A Casinha Feliz” para os alunos do 1º Ano do Fundamental I, método usado pela Rede Municipal desde 2009, através do Curso de Capacitação “Casinha Feliz”, que se utiliza de método de fonação, global fonético, que através de um conto infantil mostra a vida de uma família e envolve as crianças na fascinante aventura da leitura e da escrita de forma lúdica e criativa, transformando a sala de aula num espaço interativo de aprendizagem.
“É um material muito bom, que irá ajudar no rendimento do ensino aprendizagem, pois se baseia no aspecto lúdico que cria uma ligação afetiva forte entre alunos e letras, tornando a aprendizagem muito mais rápida e ampliando a capacidade de autonomia necessária para que o aluno avance no processo de construção do seu conhecimento”, disse Lu Rosa, Diretora Municipal de Educação.


Equipe de Gestão: Lucilene Santos da Rosa – Diretora do Depto Municipal de Educação, Sandra Tereza de Jesus P. Silveira – Pedagoga/Supervisora, Carlos Eduardo da Silva – Pedagogo, Márcia de Fátima Alves – Secretária, Kedymiler Maria da Silva, Rosangela M. Alvarenga Almeida e Ernane A. da Silva – Coordenadores.


 

 

 

 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

FORMATURAS - 2013


as escolas municipais e estadual de tocos do moji realizam cerimoniais de formaturas.



As escolas da Rede Municipal e a Escola Estadual do Município  de Tocos do Moji, realizaram as festividades de formatura dos alunos.
As cerimônias foram realizadas durante a semana de 09 a 13 de Dezembro, conforme cronograma:

- 09/12 às 18horas Formatura PROERD na  E.M. Manoel Rodrigues Machado.

- 10/12 às 19horas Formaturas 9º Ano e PRÉ  da E.M. Benedito Caetano de Faria.

- 11/12 às 19horas Formaturas 9º Ano e Ensino Médio da E. E. José Tomas Cantuária Junior.

- 12/12 às 19horas Formaturas 9º Ano e PRÈ da E.M. Ambrosina Maria de Jesus.

- 13/12 às 18:30horas Formatura do PRÉ da E.M. Manoel Rodrigues Machado, E.M. José Luiz Brandão e E.M. Presidente Kennedy.

As cerimônias abrilhantadas com apresentações musicais natalinas, através dos próprios alunos e seus professores, contando com a presença numerosa de familiares, convidados e autoridades locais.

CURSO CAPACITAÇÃO 2013

Professores da Rede Municipal de Ensino participam do curso de capacitação em Tocos do Moji.

A Prefeitura Municipal de Tocos do Moji, por meio do Departamento de Educação promoveu nos dias 17 de Setembro e 24 de Outubro DE 2013, na Escola Municipal Manoel Rodrigues Machado, o curso de capacitação “Avaliação na Educação Infantil”. O curso foi direcionado aos professores do Ensino Infantil, ministrado pela Professora Cleide Donizete Moreira Nunes, acompanhou o evento a Supervisora Sandra Tereza e os coordenadores.


A Diretora Municipal Lu Rosa destacou a importância de cursos de Capacitação para a Rede de Ensino do Município. “Primeiramente a educação é à base de tudo e com a capacitação nossos educadores estarão cada vez mais aptos para ministrarem as aulas. A prefeitura promoverá novas formações e estará dando suporte necessário a esses profissionais”.

 

 

 

 

 

 




PREMIAÇÃO EPTV 2013

A aluna Stéfani Pires Rosa Alvarenga e sua professora Adriana Aparecida de Lima da E.M. Benedito Caetano de Faria de Tocos do Moji, recebem premiação pela conquista do honroso 2º lugar no Concurso de Redação da EPTV na Escola com o tema “Viver: você tem medo do que?”

 

Em solenidade realizada no dia 17 de Outubro de 2013, no Palace Hotel em Poços de Caldas, a aluna Stéfani e sua Professora Adriana, junto com os demais finalistas receberam a Premiação do EPTV na Escola 2013. Conquistando o 2º lugar a aluna Stefáni foi premiada com sua redação emoldurada e uma tv de plasma, a Professora também recebeu uma premiação. A Diretora Municipal de Educação Lu Rosa e a Coordenadora Rosangela Maria de Alvarenga estiveram presentes na solenidade.

 

Para a Diretora Municipal de Educação, Lu Rosa, a educação é feita com muito investimento e amor e é essa dupla que faz com que aconteça com qualidade e que Tocos do Moji tem feito isso ao longo dos anos.


O Prefeito Antonio Rodrigues, na ocasião, parabenizou a aluna e a escola Benedito Caetano de Faria por levarem alto o nome da cidade. “Fico muito feliz e honrado por ter em nossa escola municipal uma aluna que conquistou tão honrosa premiação, pois num universo de 20.000 redações, a sua conquistou o 2º lugar. Essa conquista, sem dúvida, é mérito pessoal da Stéfani, mas também é resultado do trabalho desenvolvido pela escola, bem como pelo esforço pessoal da professora Adriana Aparecida de Lima.”, disse.

 





 


Pesquisar este blog