A evolução da sociedade traz grandes transformações econômicas e sociais, com isso, enorme mudanças que atingem praticamente todos os setores, inclusive o educacional. A formação de todo e qualquer individuo deve acompanhar essas transformações requerendo que o processo educativo implante e incorpore no seu processo de ensino/aprendizagem, com isso, diversas Tecnologias de Informação e Comunicação devem ser adotadas como meio para transformar as práticas existentes nas escolas em conceitos e informações para uma “sociedade do conhecimento”.
Os computadores não demoraram a ser utilizados nas escolas com a implantação de Laboratórios de Informática, nos anos 80 no Brasil, embora, ainda muitos professores têm dificuldades em utilizar esse recurso no âmbito da educação de qualidade por desconhecerem como aliar essa ferramenta a sua prática da sala de aula. Nos tempos atuais, esses recursos ainda são muitas vezes introduzidos no ambiente escolar com propósito de repetir “velhas” práticas com uma nova roupagem, pois existe uma distância muito grande entre o fazer do professor na sala de aula e a integração de atividades com o uso dos computadores.
O uso de computadores integrados as atividades escolares em sala de aula permitem exercitar certas habilidades como: escrita, coordenação motora, atenção, concentração etc. Com a integração da sala e do laboratório inseridas dentro do planejamento do professor, muitas atividades escolares são motivadas pela necessidade de fazer usos diferentes do computador visando desenvolver nos alunos valores como senso crítico, responsabilidade, colaboração, contribuição, respeito ao próximo que também são importantes para a formação de um cidadão.
Nesse caso, na Web podemos encontrar diversas sugestões de como utilizar ferramentas no contexto educacional, isso ocorre quando essa ferramenta é usada por professores, para dispor os conteúdos de disciplinas online – como slides, notas de aulas, sugestões de leituras, referências (links) para documentos na Web, ou mesmo, para divulgação de calendários de atividades, com datas para avaliações e entrega de trabalhos.
Espaço que também pode ser utilizado para socialização, auxiliar na realização de dinâmicas para descontrair e aproximar, suporte mútuo por meio da escrita. Atividades desse tipo possibilitam que os alunos entrem em contato com os demais e dessa forma estabeleçam novas relações de amizade, trabalho e companheirismo, importantes principalmente quando são adotadas metodologias colaborativas de aprendizagem.
Essas ferramentas podem ser usadas para facilitar a escrita colaborativa de resumos de livros, palestras que foram assistidas pelos alunos ou projetos que estão em desenvolvimento; escrita individual de contos, histórias e poesias criadas pelos alunos; produzir um jornal para a escola, mantido por estudantes e para postar matérias feitas por eles, distribuir notícias e outros acontecimentos na escola; anotações em grupo, feitas para reunir todas as anotações feitas individualmente por cada aluno durante uma aula em uma única anotação coletiva; registrar idéias, facilitando principalmente essa tarefa se os alunos estiverem geograficamente distantes ou sem condições para encontros presentes; nesse caso, motivar os alunos a dar o melhor de si, pois o seu trabalho será visto e criticado pelo público e não somente pelo professor, além disso, os alunos sabem que o seu trabalho pode ser utilizado por outras pessoas e que não irá apenas receber uma nota e ser arquivado.
Dentre tantas possibilidades, percebe-se que dentro da educação pode se utilizar de forma criativa a ampliação do espaço de interação para fora da escola, publicar conteúdos, servir como repositório de informações, resolverem problemas de forma coletiva, enfim, construir e compartilhar conhecimentos que são produzidos localmente na Internet para todos.
Na primeira sessão ( encontro no laboratório ), desenvolvimento de atividade com a turma e professor para detectar as percepções/expectativas sobre o uso de computadores em educação e na sociedade, bem como o conhecimento dos alunos a respeito da Internet e suas ferramentas.
Na sessão seguinte realizar uma apresentação de um novo paradigma de comunicação na Internet em que o usuário (aluno) passa a ser também produtor de informação.
Projeto Jornal Eletrônico na Escola.
O objetivo geral é desenvolver textos para garantir a transformação e conscientização dos alunos junto à comunidade em relação ao meio que estão inseridos. Como objetivos específicos esperam-se conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do jornal como meio de comunicação e efetivo exercício da divulgação desenvolvida pelas turmas envolvidas, resgatar por meio do jornal a cidadania e a prática constante da construção do conhecimento, oportunizar a auto-avaliação como processo da construção do conhecimento.
O Jornal será feito com a criação de um Blog e seu conteúdo terá informações gerais da escola, abordando os seguintes tópicos: projetos desenvolvidos na escola por qualquer turma, com o suporte ou não do Telecentro; eventos que estão acontecendo na escola, tais como Dia das Mães, Festas Juninas etc.; minha comunidade para conhecer melhor a sua comunidade a fim de exercer a cidadania, contribuindo com aqueles que o cercam; você é o repórter, uma coluna com entrevistas com professores, amigos, parentes, personalidades, sobre assuntos de interesse, como meio ambiente e preservação, educação, ou qualquer outro tema interessante para os leitores do jornal; recadinhos do coração, espaço para os alunos colocarem recados para quem deseja; papo cabeça, textos destinados aos jovens, com temas que podem ser ou não sugeridos pelos alunos como prevenção, sexualidade, drogas, meio ambiente; piadas e receitas, os alunos também poderão dar sugestões de piadas que devem ser analisadas antes da divulgação e receitas diversas.
A produção do Jornal se dará de modo alternado, usando a sala de aula e o Telecentro. Na sala de aula o professor anuncia os temas a serem trabalhados e discuti os textos com a turma. No Telecentro, os alunos sob orientação e supervisão irão construir os textos, responder as discussões propostas pelo professor e participar das sessões de bate-papo para trocar opinião em tempo real.
O objetivo deste projeto é experimentar no contexto da escola atividades que promovam a colaboração entre alunos, a fim de mudar o paradigma vigente para transformar os papéis desempenhados por professores e alunos: o professor deixando de ser o único transmissor de conhecimento, para se converter em um formulador de problemas e os alunos transformadores e co-autores e não apenas meros repositórios de conhecimento.
Lu Rosa
Depto de Educação