MENSAGEM

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

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Depto de Educação - Rede Municipal de Ensino

Antônio Rodrigues da Silva - Prefeito Municipal

Lucilene Santos da Rosa - Diretora Municipal de Educação
Sandra T. de Jesus P. Silveira-Pedagoga e Supervisão Escolar
Carlos Eduardo da Silva - Pedagogo
Márcia de Fátima Alves - Secretária
Evelyn Danielli de A.Silva - Nutricionista

Coordenadores:

Ernane A. da Silva - E.M. Manoel Rodrigues Machado
Kedimiler Maria da Silva - E. M. Ambrosina Maria de Jesus
Rosangela Maria de A.Almeida - E.M.Benedito Caetano de Faria

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA ESCOLA.

     Hoje o país vive uma realidade na qual a educação infelizmente não se encontra em primeiro lugar para a população. A comcepção de educação na atualidade já é bem diferente de alguns anos atrás, o processo de melhora caminha em passos lentos para atingir uma educação de qualidade para "todos". É nessa perspectiva que todo profissional da educação deve trabalhar, sempre com o objetivo de atingir o melhor resultado, focando no aprendizado do educando o processo e buscando formas, meios, o conhecimento e novas práticas para que o melhor atinja a todos, sem exceção, com isso se constata a importância da pesquisa na educação.
Segundo Amaral, fazer educação é sobretudo, fazer escolhas, fazer opções: educar é pela própria natureza uma seleção de valores; e para isso a necessidade de pesquisa, da busca por novos olhares e de percepções.
     A pesquisa elimina o conceito de educação dominadora/tradicional, ela abre espaço para argumentação, levantamento de hipóteses, questionamentos, efim, a pesquisa é um meio muito rico de construirmos conhecimento.
     Entende-se como pesquisa a busca de novas idéias, palavras, pensamentos, atitudes, ver mais além, ver com outros olhos, uma busca para solucionar problemas e situações que ocorrem em sala de aula.
    A educação sendo um processo contínuo, deve procurar conhecimento no interior de cada ser e olhar por todos os ângulos, pois o real das coisas não pode ser captado pelo senso comum, sem questionamentos, aceitando só um tipo de resposta.
    A pesquisa envolve todos os contéudos contribuindo na construção de uma aprendizagem significativa, criando uma oportunidade de autoconhecimento, auto aprendizagem, reflexão, expressão e crescimento pessoal.
    A pesquisa na escola assim como na Psicopedagogia é de grande importância, pois ela é a soma de várias interpretações e reflexões sobre determinado assunto, é o que completa, que questiona e resolve, mesmo que não se consiga definir nada como certo e absoluto já que vivemos em um meio de constantes mudanças.
    A pesquisa não pode ser vista como mera ocupação para o educando, pois forma pessoas curiosas acerca do que se passa no mundo, assim por meio dessa busca o conhecimento será construído pelo próprio educando.
    Aprende-se com a pesquisa a ser um adulto crítico e sensato, sendo ela de grande importância na escola e na Psicopedagogia, pois através dos questionamentos, das indagações, inovações e do conhecimento que ela traz, confirma-se que a pesquisa é um processo de formação, de aperfeiçoamento da prática.
    Conclui-se que a pesquisa parte de quando adquire-se a noção de "falta", e através dela parte-se para a ação, à procura de supri-la e assim o processo de aprendizagem se concretiza de forma significativa.
(Michelli Eliane Andrade)
Chefe de Divisão de Ensino e Supervisão Escolar

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
AMARAL, Ana Lúcia in Caderno do Professor CERP/SEE - MG - nº 6, Agosto de 2.000. Belo Horizonte.

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