MENSAGEM

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

NOTICIAS

NOTICIAS
lsdrosa

Depto de Educação - Rede Municipal de Ensino

Antônio Rodrigues da Silva - Prefeito Municipal

Lucilene Santos da Rosa - Diretora Municipal de Educação
Sandra T. de Jesus P. Silveira-Pedagoga e Supervisão Escolar
Carlos Eduardo da Silva - Pedagogo
Márcia de Fátima Alves - Secretária
Evelyn Danielli de A.Silva - Nutricionista

Coordenadores:

Ernane A. da Silva - E.M. Manoel Rodrigues Machado
Kedimiler Maria da Silva - E. M. Ambrosina Maria de Jesus
Rosangela Maria de A.Almeida - E.M.Benedito Caetano de Faria

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dia do Pedagogo

 

 

É possível encontrar várias datas em comemoração ao dia do Pedagogo: dia 08 de abril, 20 de maio e 22 de agosto. Existe o Projeto de Lei nº 7264/2010, do Deputado Eduardo Gomes, que institui o dia 20 de Maio como o Dia Nacional do Pedagogo.

Escultores de almas

Péricles foi um célebre orador e estrategista que governou Atenas de 460-430 a.C., e ficou conhecido na história como a maior figura política daquela cidade.Estimulou as artes e a cultura, realizou grandes construções como o Partenon, templo pagão de insuperável perfeição arquitetônica e riqueza escultural de Atenas.

Certa feita, promoveu uma grande festa em homenagem à beleza da cidade de Atenas, para a qual mandou convidar todos aqueles que de alguma forma haviam contribuído para que a cidade ficasse tão bela.

Avisado que os convidados já estavam presentes, Péricles lançou seu olhar sobre os salões e notou escultores, pintores, arquitetos, políticos, mas não percebeu nenhum pedagogo.

Chamou seus assistentes e lhes perguntou porque os pedagogos não estavam ali. E eles responderam: "porque não foram convidados, senhor. Afinal, não deram nenhuma contribuição para embelezar Atenas."

Então Péricles ordenou: "vão convidá-los imediatamente para a festa, pois são eles que embelezam as almas dos atenienses." Interessante pensar no que isso significa.

Refletir sobre o que significa ter o poder de esculpir nas almas daqueles que se dispõem ao aprendizado, à reflexão sobre os valores, as virtudes, o sentido da vida.  E nesse contexto podemos dizer que os professores são escultores de almas.Trabalhar com  seres humanos, suas mentes e os corações é algo de valor inestimável e também muito complicado e como o educador também é um ser inacabado, está pode e deve ser de grande oportunidade para ensinar aprendendo e aprender ensinando. Com isso, teremos um resultado de grande experiência conjunta para ambas as partes. Se você tem o elemento humano sob sua responsabilidade, lembre-se da importância dessa nobre tarefa e seja um artista dedicado a embelezar as almas dos seus educandos, pois é de almas belas e nobres que a humanidade precisa.
Lu Rosa

A pedagogia não caminha, faz caminhar!
http://lurosapedagogia.blogspot.com.br/

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Voltar a estudar com o EJA - Educação de Jovens e Adultos


O EJA - Educação de Jovens e Adultos é um programa que vem beneficiando milhões de pessoas em todo o território brasileiro que não concluíram seus estudos.

A educação sempre foi fator principal no desenvolvimento social do país como um todo e a cada ano essa importância vem aumentando seu espaço entre a sociedade que está se preocupando com o seu futuro, particularmente, o futuro profissional. Muitas dificuldades podem ser encontradas por pessoas que não possuem uma boa escolaridade em relação não apenas a cursos técnicos e superiores, mas também uma educação do ensino fundamental e médio que são as bases para o desenvolvimento das etapas seguintes a serem percorridas.
Diante disto o programa Educação de Jovens e Adultos – EJA cumpre um importante papel ao atender pessoas que não tiveram a oportunidade de realizar o ensino fundamental bem como o ensino médio e atualmente diante das dificuldades que estão tendo de enfrentar no tão concorrido mercado de trabalho,  voltam a se interessarem a retornar aos estudos. Essa oportunidade de voltar a estudar proporciona uma maior auto estima e prepara melhor o aluno para enfrentar o concorrido mercado de trabalho.
Existe sim, a dificuldade de voltar a estudar após longo tempo longe dos estudos, mas deve ser encarado como um grande e novo desafio. O ensino é diferente, as ferramentas são outras, a forma de ensinar e claro o próprio estudante, que tem de se readaptar às novas realidades dentro de uma sala de aula.
Entretanto, é certo que a recompensa é gratificante, pois a escolaridade agrega valor profissional, compreensão e entendimento do que o cerca no mundo e ajuda a superar dificuldades, vê-se que vale muito a pena voltar a estudar, mesmo que depois de muitos anos.
“A medicina avançou muito e com isso nos proporciona a viver mais, agora a educação irá proporcionar a viver melhor...” Pense nisso!!!
EDUCAÇÃO PARA ADULTOS
Nunca é tarde para estudar!
Com o modelo de Educação para Jovens e Adultos fica mais fácil conquistar o diploma.

Lu Rosa

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Desfile Cívico de 7 de Setembro tem como Tema "A História de Tocos do Moji contada pelos seus Bairros."


A população de Tocos do Moji participou nesta quarta-feira das comemorações do Dia da Independência, acompanhando o desfile cívico que realizou apresentações em frente ao prédio da sub-sede da prefeitura. 
O evento contou com a presença do Sr. Carlos Eduardo da Silva a frente da Secretária de Educação, o Prefeito Sr. Antônio Rosário Pereira acompanhado de sua esposa e demais Autoridades. 

Banda Marcial João Batista de Morais
 A abertura foi realizada pela Banda Marcial João Batista de Morais de Santa Rita de Caldas, que abrilhantou nosso desfile. Durante as comemorações, alunos das escolas da Rede Municipal e Estadual desfilaram, trazendo como tema "A história de Tocos do Moji contada pelos seus Bairros".
As escolas participantes desenvolveram o tema contando através das apresentações, um pouco da história dos bairros na sua  influencia para o crescimento de nosso município.
É bom ressaltar a importância da data que deve ser lembrada por todos, uma tradição que nunca vai acabar, e com isto influenciar  e despertar sentimento de exaltação aos nossos jovens e crianças para futuros olhares de cidadãos críticos e conscientes com nosso Município e também com o nosso Pais. Veja momentos do desfile abaixo:

 

 

 
 
 
E. E. José Tomás Cantuária Júnior (Centro)                   

 

 

 

 

 

 

 









 

E. M. Manoel Rodrigues Machado ( Centro)








 


 

 

 


Muita bonita a participação dos alunos da EJA-Educação de Jovens e Adultos da professora Cida.

 

 

E.M Ambrosina Maria de Jesus (Distrito Sertão da Bernardina)

 

 

E. M. Benedito Caetano de Faria (Distrito do Fernandes)


 

 

 

 



Pesquisar este blog