MENSAGEM

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

NOTICIAS

NOTICIAS
lsdrosa

Depto de Educação - Rede Municipal de Ensino

Antônio Rodrigues da Silva - Prefeito Municipal

Lucilene Santos da Rosa - Diretora Municipal de Educação
Sandra T. de Jesus P. Silveira-Pedagoga e Supervisão Escolar
Carlos Eduardo da Silva - Pedagogo
Márcia de Fátima Alves - Secretária
Evelyn Danielli de A.Silva - Nutricionista

Coordenadores:

Ernane A. da Silva - E.M. Manoel Rodrigues Machado
Kedimiler Maria da Silva - E. M. Ambrosina Maria de Jesus
Rosangela Maria de A.Almeida - E.M.Benedito Caetano de Faria

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ACOMPANHAMENTO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES MÉTODO FÔNICO

No dia 24/09 ( Sabado), a Professora Maria Augusta nos fez repensar o Método Fônico como eficaz no processo lúdico de alfabetização. Haja vista que, para que ocorra de fato a apreensão da leitura e da escrita é fundamental que o aluno aprenda a codificar,decodificar, e estabelecer relação entre grafema e fonema, pontos essenciais no Método Fônico.


Como relata Capovilla & Capovilla (2004), no Brasil as pesquisas científicas também mostram a superioridade do ensino fônico. A equipe de pesquisa da Universidade de São Paulo elaborou um programa intensivo de intervenção visando desenvolver diferentes níveis de consciência fonológica. As intervenções, de acordo com ele, foram com grupos de crianças de escola particular, escola pública, estudantes com severo distúrbio motor e da fala e com a professora em sala de aula. Estes estudos confirmam, assim como as bibliografias internacionais, a importância do processamento fonológico e a eficácia do Método Fônico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog